Proteção climática garantida na Continental

Proteção climática garantida na Continental

Certificado pela primeira vez em 2020: a Continental adquire 100% da sua eletricidade de fontes renováveis ​​em locais de produção em todo o mundo 

  • Emissões próprias diretas e indiretas caíram 70% entre 2019 e 2020
  • Estratégia climática atende a meta de 1,5 ° C do acordo climático de Paris
  • Com esta iniciativa global de tecnologia e inovação, a Continental está a aumentar a descarbonização em toda a empresa, conforme estabelecido pela sua ambição de sustentabilidade.

A partir do ano fiscal de 2020, a Continental adquire toda a eletricidade para os seus locais de produção a partir de fontes de energia renováveis. Esta é a conclusão clara de um relatório de garantia razoável realizado pela KPMG. Ao adquirir aproximadamente quatro milhões de megawatts-hora (MWh) de energia verde, a Continental reduziu as suas emissões globais diretas e indiretas de CO2 em 70%, passando de cerca de 3,2 milhões de toneladas métricas em 2019 para 0,99 milhões de toneladas métricas em 2020. São utilizadas todas as fontes de energia renováveis relevantes, tais como a água, o sol e o vento. “O negócio sustentável é o futuro. Com os nossos ambiciosos objetivos, estamos a prosseguir decisivamente a transformação para uma economia sustentável”, afirma Ariane Reinhart, que é responsável pela área da sustentabilidade no Conselho Executivo da Continental. “Estamos orgulhosos com esta validação objetiva do nosso trabalho. O resultado da auditoria mostra que levamos a sério as nossas ambições de sustentabilidade e que estamos empenhados em cumprir os objetivos que nos propusemos atingir”.

Rastreabilidade clara da eletricidade verde para cada fonte

A Continental aplica normas rigorosas para alcançar os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Para assegurar que o verde não é apenas verde em teoria, mas também na prática, a empresa tecnológica depende de energia auto gerada, de acordos de compra de energia verde especialmente concebidos e dos chamados certificados de atribuição de energia (EACs). Estes certificam as fontes e os locais de onde provém a eletricidade verde.

Apenas em alguns casos excecionais foram obtidos certificados de atributo energético em 2020 de países diretamente ligados à rede elétrica do país em que a eletricidade foi consumida, por exemplo, porque não existia localmente nenhum sistema de certificação que satisfizesse os critérios rigorosos da Continental. Se não houver ligação direta entre os países, a Continental compra certificados de atributo energético ao país vizinho mais próximo.

Todos os certificados de atributo energético só podem ser utilizados uma vez porque são eliminados diretamente dos respetivos registos de certificados.

A Continental baseia as caraterísticas de qualidade dos seus certificados de atributos energéticos nos critérios da iniciativa RE100, à qual a empresa aderiu em junho de 2020. A RE100 é uma aliança mundial de empresas que fixaram o objetivo de utilizar apenas eletricidade verde no futuro.

Marco importante no caminho para a descarbonização de toda a empresa

A transição sistemática para a eletricidade verde marca o primeiro passo de uma ambiciosa maratona de inovação e tecnologia em direção à descarbonização de toda a empresa, como parte da nova estratégia ambiental da Continental. Os seus objetivos de descarbonização foram recentemente reconhecidos como sendo compatíveis com o objetivo de 1,5°C do acordo climático de Paris pela iniciativa independente “Science Based Targets” (SBTi). Até 2040, a Continental pretende tornar os processos, em todas as suas localizações, mais de 500 locais, neutros em carbono, através de investimentos maciços em eficiência energética, tecnologia de carbono zero e utilização de eletricidade verde. Até 2050, o mais tardar, toda a cadeia de valor deverá então ser neutra em termos de carbono. “Estou entusiasmado com o empenho e a motivação demonstrada por todos os colegas envolvidos. As alterações climáticas são um dos mais importantes desafios do século XXI, e a preservação dos recursos naturais é vital, tanto para nós próprios, como para as gerações futuras. É por isso que me orgulho de nós, enquanto empresa, estarmos a fazer a nossa parte”, diz Thomas Sewald, chefe da Proteção Ambiental e Climática da Continental.

Mobilidade sem emissões e neutralidade de carbono crescem em conjunto

A transição para a eletricidade verde a 100 por cento marca o primeiro de vários passos fundamentais para a neutralidade de carbono. No final de 2020, a empresa lançou o seu programa Carbono Neutro para Veículos Sem Emissões, cuja visão é, pela primeira vez, tornar a mobilidade sem emissões completamente neutra em termos de carbono. Até à data – como atestam os resultados do Estudo de Mobilidade 2020 da Continental apresentado no final do ano passado – ainda existe um grande ceticismo em relação à pegada climática dos e-cars, especialmente na Europa. Com o programa Carbono Neutro para Veículos Sem Emissões, a Continental fará todo o seu negócio direto para automóveis, autocarros, comboios e outros veículos isentos de emissões de carbono em todo o mundo a partir de 2022. O programa abrange os processos de produção da empresa, bem como as suas fases a montante e reciclagem no final da utilização. Desta forma, a empresa está a ajudar a indústria a tornar a mobilidade livre de emissões e completamente neutra em termos de carbono.

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para a mobilidade sustentável e conectada de pessoas e dos seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2020, a Continental gerou vendas preliminares de € 37.7 mil milhões e atualmente emprega mais de 235.000 pessoas em 58 países e mercados. Em 2021, a empresa celebra 150 anos.

A área de negócios de pneus possui 24 unidades de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é um dos principais fabricantes de pneus com mais de 56.000 funcionários e registou vendas preliminares de € 10,2 mil milhões em 2020 nesta área de negócios. A Continental está entre os líderes em tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos para automóveis de passageiros, veículos comerciais e especiais, bem como veículos de duas rodas. Por meio de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, a Continental dá uma grande contribuição para uma mobilidade segura, económica e ecologicamente eficiente. O portfólio da área de negócios dos pneus inclui serviços para o comércio de pneus e aplicações de frota, bem como sistemas digitais de monitorização de pneus.

Relacionados